Trago sua cetose de volta em 3 dias

Quando você  está realizando uma dieta cetogênica, e por algum motivo, acabou saindo da cetose, saiba que é possível retomá-la  rapidamente,  dentro de mais ou menos 3 dias.

O ritmo depende de quanto o seu organismo já está “cetoadaptado”.

Se você estava ainda muito no início da dieta (primeira semana), e tinha hábitos muito ruins, com uma dieta high carb, com alto consumo de doces e alimentos ultraprocessados, você terá um pouco mais de dificuldade.

Mas, se você já pratica a dieta há mais de 2 a 3 semanas, e já está com seu metabolismo no modo “flex” (mais adaptado ao uso da gordura como combustível principal), então, é provável que o jejum intermitente de 16h a 20h e a prática de atividade física, possam acelerar a retomada da cetose em menos de 48h.

Transitoriamente, por 2 dias, é possível também reduzir ainda mais o consumo de vegetais de baixo amido (como brócolis e tomate) e aumentar o consumo de fontes de gordura (como queijos e ovos).

Outra dica interessante nesta situação é o uso de suplementos de cetonas (importados), que aumentam os níveis de Beta-hidroxibutirato, principal corpo cetônico, facilitando a volta da redução da fome e da disposição física e mental.

De qualquer forma, sair da cetose não é o fim do mundo. E a cetose não é obrigatória para emagrecer.

Dependendo do seu estágio, se for muito difícil para você, é possível retomar a dieta com uma Low Carb mais moderada, para se adaptar novamente ao estilo de baixo carboidrato, para depois, se necessário, retomar uma fase cetogênica.

Dra Regina Diniz é médica Endocrinologista e Metabologista pelo Hospital das Clínicas da USP e Diretora Médica da Clínica Doutor Recomenda

CRM-SP 97465        Título de Especialista pela SBEM nº 37498

Agendamento de consultas presenciais e por Telemedicina 

pelo Whatsapp (11) 93055-0505

Consultórios em São Paulo – SP

Avenida Angélica 2491 – 9 andar – Higienópolis

Rua Joaquim Floriano 413 – 9 andar- Itaim Bibi 

*Todas as informações fornecidas têm caráter meramente informativo, com o objetivo de promover educação em saúde, e não substituir as orientações do seu médico


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *