Ferritina alta: entenda as causas e as opções de tratamento

A ferritina é uma proteína produzida pelo fígado e é responsável pelo armazenamento do ferro no organismo.

É importante entender que ferritina alta não significa necessariamente que o organismo tem excesso de ferro. Na verdade, na maioria das vezes a ferritina alta não vem acompanhada de excesso de ferro. Atualmente, a causa mais comum é a síndrome metabólica, em função do aumento da incidência da obesidade, acúmulo de gordura no fígado e diabetes.

 

ferritina

Valores aumentados podem estar relacionados com vários fatores:

 

  • Síndrome metabólica (obesidade abdominal, resistência à insulina, pré-diabetes ou diabetes, hipertensão arterial e dislipidemia);
  • Anemia hemolítica crônica;
  • Doença renal crônica;
  • Infecção aguda ou crônica ou inflamação;
  • doença de Hodgkin;
  • sobrecarga de ferro por inúmeras transfusões;
  • leucemia;
  • hemocromatose hereditária ( doença genética associada ao acúmulo de ferro)
  • doença hepática ( hepatite C, hepatite auto-imune)
  • Ingestão de álcool

 

 

 

Como evitar ferritina alta?

Combatendo a síndrome metabólica, com dieta adequada, atividade física, controle da glicemia (açúcar no sangue) e do colesterol, evitando excesso de ingestão de gordura saturada , e açúcar e álcool.

 

Como tratar a ferritina alta?

Existem várias causas de ferritina elevada no sangue. Converse com seu médico e siga o tratamento específico para a sua condição clínica.

A sangria é somente recomendada em casos específicos quando a ferritina está muito elevada (acima de 1000) em casos de hemocromatose hereditária. Mesmo nestes casos, quando se consegue algum controle dos níveis de ferritina e o paciente não tolera sangrias frequentes , existe a possibilidade de quelantes de ferro (medicamentos que se ligam ao ferro e são eliminados), porém existem efeitos colaterais e a resposta é inferior à sangria.

 

Independente da causa, é importante salientar que a ferritina elevada é um sério alerta para procurar orientação médica. Você pode procurar um clínico geral, hematologista, endocrinologista ou hepatologista.

As causas mais comuns são infecção/inflamação e síndrome metabólica, mas existem várias outras causas.

 

Para  fazer o dignóstico correto, seu médico poderá solicitar outros exames complementares, como ultrassonografia do abdome, ferro sérico , saturação de transferrina, glicemia de jejum, insulinemia, colesterol e frações, triglicérides, entre outros.

 

Caso a sua ferritina esteja alta, aproveite a oportunidade para dar mais atenção à sua saúde!

_______________________________________________________________________

Dra Regina Diniz é  médica pela Universidade de São Paulo, especialista em Endocrinologia e Metabologia pela SBEM, Diretora Médica da Clínica Dr.Recomenda, especializada em Tratamento e Prevenção de doenças relacionadas à Obesidade e Diabetes

CRM-SP 97465

*Todas as informações fornecidas têm caráter meramente informativo, com o objetivo de promover educação em saúde, e não substituir as orientações do seu médico.

 

200 comments

  • Elida Rubin

    Eu nem conhecia esse termo Ferritina. Foi por acaso que descobri. Interessante que o medico me pediu que fizesse uma Ultrassonografia do abdome. Fiquei intrigada com esse exame. Ainda não tenho resultado. Mas gostei desse assunto .

  • andré luiz

    gostei muito das informações estou com a minha ferritina em 950 estou preocupado ando todos os dias sete mil e oitocentos metros mas também gosto de tomar cerveja todos os dias.o que fazer?

    • Olá André Luiz,

      Procure um hepatologista (para avaliar o grau de comprometimento do fígado) e um endocrinologista ou um clínico geral. Eles farão uma avaliação correta, com ultrassonografia abdominal, exames de sangue e outros que forem necessários. Evite o álcool. Mantenha a atividade física (com avaliação de cardiologista) e controle seu peso em níveis adequados.

      Abraços,

      Dra Regina Diniz
      CRM 97465-SP

      *Todas as informações fornecidas têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu médico.

      • Elton de Souza Neves

        tenho um peso adequado, na verdade em minha última avaliação nutricional estava com 10% de massa apenas, faço musculação, corro, jogo futebol, tenho feito dieta para ganho de massa mas meus resultados deram acima da média (275 _ 403), tenho consulta marcada para mostras os exames em uma semana, mas estou intrigado com isso…. poderia acrescentar algo ?

    • Silvania

      André
      Descobri que tenho Hemacromatose Hereditária há 5 anos, faço sangria , e cheguei à fretritura à 1460
      NUNCA ADEIXEI MINHA CERVEJINHA. Procure um Hematologia e descubra a causá da derrota estar alta.
      Estou 15 kg a cima do peso. Evito miúdos de animais , mas o resto como de tudo.
      Viver a vida tem faz parte de uma boa relação com a saúde
      Boa sorte

    • Ednaldo Mariano da Silva

      Para de tomar cerveja e só faz caminhada.

    • Ferritina alta.421.83 tenho 62 anos, gordura no fígado e atualmente estou com muita gordura no abdômen.

  • antonio nivaldo rossato

    tenho ferritina acima de 1000, não tenho diabete,peso 102 kg
    qual a quantia de sangue que tenho que retirar.e quantas vezes,

    • Olá Antônio,

      Não é possível determinar o tratamento sem avaliação individualizada e presencial em consulta. Você deve fazer uma avaliação minuciosa com seu médico para determinar a causa destes níveis elevados de ferritina e descobrir se é uma condição aguda ou crônica. Somente após esta avaliação, seu médico poderá recomendar o tratamento correto.

      Abraços,

      Dra Regina Diniz
      CRM 97465-SP

      *Todas as informações fornecidas têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu médico.

  • jose eduardo

    Minha mulher tem cancer de pulmão, esta sendo medicada com transfusãovinco de sanguepulmão e maisa recentemente com eprex. Fez exames e a ferritina deu 1650 ng/ml. O que dazer para baixar esse valor, 1650?

    • Olá José Eduardo,

      As informações do Blog têm caráter meramente educativo, em termos de saúde populacional.
      Não é possível determinar tratamentos individualizados à distância, sem avaliar presencialmente a paciente.Converse abertamente com o médico responsável pelo tratamento de sua esposa para que vocês entendam claramente os riscos e benefícios de cada intervenção.
      Atenciosamente,

      Abraços,

      Dra Regina Diniz
      CRM 97465-SP

      *Todas as informações fornecidas têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações do seu médico.

  • sidneia

    Meu marido fez exame de sangue e foi constatado ferritina 1800.aqui foi relatado para não engerir álcool. e a cerveja tem algum problema?

  • minha ferrina esta acima 40mg e estou muito preocupada imagine quem esta acima de 1000 se cuide por favor procure os metodos adequado paraq o tratamento e faça dieta mas em primeiro lugar peça ajuda ao nosso criador Jeova .um beijo no coraçao de cada um portador deferritina alta.

  • MARIA DE FATIMA LEITE DE FARIA MONTESELLO

    abri meu exame e verifiquei que estou com ferratina nível 198,8 faço tratamento com cardiologista por ser hipertensa , pesava 84 k, agora estou com 70 k , faço musculação por recomendação do meu médico, não bebo e não fumo, gostaria de saber se este nível é preocupante.
    Meu nome Maria de Fátima, tenho 58 anos , sou professora atuante em educação infantil.

    muito obrigado se puder me dar alguma informação.

  • BENEDITO NETO

    Olá,
    Estou com ferritina 650, mas o nível de ferro é 84 mcg/dl (o máximo é 175) e colesterol e triglicérides estão na faixa de ótimo (tomo Crestor), minha glicose está normal (98) e as enzimas do fígado (TGO, TGP e Gama GT) também. Não há indicativo de inflamação ou infecção. Por que esta ferritina alta?

  • barbosa

    Olá fiz exames e a ferretina deu 755, anteriormente estava em 800 fiz dieta e reduziu pra 400, mas esses dias recebi resultad dos exames que deu tudo normal mas a ferretina não. Na época cortei vários alimentos ,qual procedimentos de vo ter. Obrigado

  • jorge

    por favor qual o tel para agendar 1 consulta

  • Agnaldo Santos Pereira

    estou com a ferritina em 415 tenho 52 anos já é preocupante?

  • Isaac Santos

    Minha ferritina deu 407, é preocupante?

  • Sonia Maria Borba de Souza

    Muito interessante este assunto ,tenho hipo tireoide ,( doença auto imune neh ?)sou magra não como nada com gordura ,refri nem pensar ,não como frituras ,tenho uma alimentação super saudável ,derrepente apareci com gordura no fígado ,ferritina um pouco eleva ,ácido fólico elevado ,cobre um pouco elevado ,sinceramente não sei o que fazer ,já fui nutricionista ,clínico ,gastro e hepatologista ,e a endócrina hj 11/06 me disse que tenho que procurar hematologista ,estou desesperada ,me ajude por favor. Desde já o meu sincero agradecimento,que Deus o abençõe.

    • Marcos Gutierrez

      Boa Tarde! Pode ser uma condição hereditária como hemocromatose ou Talassemia. Procure um geneticista.
      Um exame que ajuda a identificar é o: “Saturação de Transferrina”.

    • Sônia fiquei curiosa para saber o resultado das suas buscas por um resultado consistente. Me encaixo nesta sua pergunta. Eu acredito muito que nossa genética é estragada. Eu tenho hipotireoidismo: mau de Hashimoto kkkk e tenho que sempre fazer exames de colesterol e outras coisas porque fica tudo descompensado, principalmente quando fico muito stressada. Hoje tomo synthroid 100mg , busquei meu exame, acusou que o hormônio está muito baixo. Terá que diminuir a dose. É tenso! As vitaminas D e C tbm ficam sempre baixa, mesmo fazendo reposicao.

    • ALEXANDRE

      BOA TARDE
      VOCE DEVE INGERIR GORDURAS BOAS E DIMINUIR OS CARBOIDRATOS.

  • valeria

    Olá minha ferritina deu 10-120 ng/ml quero saber se esta alta ou baixa?

  • Luis Candido T. de Azevedo

    Doutor (a) costuma praticar exercícios quase todos os dias, pois jogo futebol duas vezes por semana recentemente tive uma lesão no joelho que fez um edema no dia seguinte o edema passou para os tornozelos o meu médico (ortopedista) passou um exame de sangue e para minha surpresa as enzimas deram muito altas: Ferritina 384,5 mg e AST 108,0 ALT 124,0 é preocupante?

    • Tania Maria

      Todo processo inflamatório pode elevar a ferritina e se você tomou ant-inflamatório não esteroidal, pode subir as enzimas do fígado e ferritina junto. Tem que fazer exame de saturação de transferrina e se esta estiver alta, investigar.

  • Regina Ferreira Velho

    Boa tarde.
    É normal um exame apresentar “ferro sérico” dentro da normalidade e “ferritina” muito elevada? Chegamos a pensar em erro na colocação da vírgula.
    Agradeço.

    • Tania Maria

      Pode sim, nesse caso, a suspeita recai em outras condições, pois a ferritina tambêm se eleva por exemplo, quando há um processo inflamatório. O artigo cita outras enfermudades…

      • Ah! Acusou no meu exame ferritina 500. Sendo que estou de dieta. Achei q estou comendo muita carne. Mas eu tenho condronalacia patelar, está doendo demais meu joelho, acho q está inflamado algo.. Estou sentindo aceleração do coração, minha imunidade está muito baixa. Dia 16/2, irei ao endócrino.

        • Ah! Acusou no meu exame ferritina 500. Sendo que estou de dieta. Achei q estou comendo muita carne. Mas eu tenho condronalacia patelar, está doendo demais meu joelho, acho q está inflamado algo.. Estou sentindo aceleração do coração, minha imunidade está muito baixa. Dia 16/2, irei ao endócrino. É detalhe…EMAGRECI . AGORA estou com 1,70, 70 kg. Mas não faço exercicios?

  • Luiza rodrigues

    Fiz uma coloscopia e deu uma úlcera no intestino
    O médico me pediu vários exames
    E minha ferritina está 690 e estou acima do peso tem alguma cois ha

  • Kazuo

    Acabei de pegar o meu exame e descobri que a minha Ferritina está em 485,90 ng/ml, peso 97,50kg e tenho 1,73 m o que devo fazer?

  • (sr) Elioni Radunz

    Dra. Regina,
    1. a ingestão rotineira de alimentos cozidos em panela de ferro pode colaborar com o aumento da ferritina?
    Obrigado. Bom trabalho e boa saúde.

    • Tania Maria

      Sim, pode! Principalmente, se tiver uma condição chamada hemocromatose em que a absorção do ferro é aumentada. O ferro em excesso é muito prejudicial e já temos vários alimentos com acréscimo de ferro, como a faringa de trigo.

    • Carla

      Oi meu nome é Carla e minha ferritina e 758 e muito ruim e porque já sou doença renal tem algum problema

  • Francisca de lima silva,.

    Excelentes informações à respeito de Ferritina Sérica… Gostei , pois associados aos resultados de laboratório, aprendi muito e me serviu para tirar conclusões sobre este assunto.

  • ALAN

    EU ANDO TONTO E SEM CORDENARÇÃO FUI NO MEDICO QUE FALOU QUE ERA LABIRITITE, PASSOU DIVERSOS REMEDIOS SEM EU TER MELHORAS, ENTÃO PEDIU PRA EU PRECURAR UM CLINICO, EU JA FIZ TUMOGRAFIA E ELETROCARDIOGRAMA E NÃO DEU NADA ENTÃO RESOLVIR FAZER VARIOS EXAMES QUE TUDO DEU NA MEDIA SÓ A FERRITINA QUE DEU 800, ESSA TONTURA PODERIA SER DA FERRITINA.

    • Tania Maria

      A tontura é um dos sintomas da hemocromatose, mas só deve ser atribuída a ela, se todas as outras possibilidades referentes à origem da tontura forem descartadas.

  • Renata Lopes

    Ola , minha filha tem um ano e cinco meses e esta com a ferritina alta , beirando os 100 e na idade dela o ideal seria ate 60 , estou muito preocupada , alguem ja passou por isso ? se passou oq fez? Obgda

    • Tania Maria

      A ferritina pode se elevar até com um resfriado. Não fique preocupada, leve ao médico e ele provavelmente mandará repetir o exame e se persistir essa leve alteração sem nenhum sintoma clínico, vai investigar.

  • Leonardo

    Boa tarde

    Ferritina em 700, porém a transferrina, ferro e proteina C reativa em niveis normais.
    TSH de 4.7 (hipotireoidismo)

    Alguma correlação?

    Obrigado

    Leonardo

  • Luiz Kleber O Sousa

    Dra Regina Diniz, bom dia!

    É a segunda vez que faço do exame de Ferritina e apresentou valores acima do normal 546ng/L em 05/08/2015 e 556ng/L em 10/03/2015.
    Estou acima do peso um pouco mas, os valores de Colesterol Total, LDL deu normal e o HDL 46mg/dL “o desejável é maior que 55 mg/dl.
    O TGP, TGO apresentou resultados acima do normal, 76U/L e 57U/L respectivamente.

    É preocupante Dr(a)? o quê devo fazer para normalizar esses resultados?

    Obrigado,

    Afogados da Ingazeira – PE
    Luiz Klebeber

  • Antônio carlos russo de melo

    Gostaria que vcs mandassem a dieta alimentar e se possível se tem algum chá

  • viviane

    Meu pai tem 70anos e está com 1250 de ferritina, será que com essa idade ele pode fazer a sangria? Ele tem talassemia também.
    Obrigada!

  • claci monegat dilly

    Olá Dr. tudo bem ? Sou de Curetiba estou procurando informações ; minha feratina deu alta 717 estou preucupada, sou diabética gostaria de informaçoes

    doutora estou um pouco preocupada minha ferratina no mês passado estava 380

  • Renata Faro Leite

    Olá, quem tem pedra na vesícula pode alterar a ferritina?

  • sandra

    Gostaria de um pouco mais de informações sobre ferritina alta, tenho 38 anos e nm o exame que fiz deu 352.Estou apavorada. Me ajude por favor.

  • Caremen

    Bom dia

    Quero marcar uma consulta para o meu marido , qual o seu endereço?e telefone? o Sr: aceita convenio Bradesco Saúde?

    • Olá prezada Carmem, não realizamos consultas. O Bradesco Saúde tem uma ampla rede de credenciados e com certeza você encontrará um bom endocrinologista, hepatologista ou clínico geral que poderão avaliar adequadamente o quadro que seu marido vem apresentando. Nós somos uma plataforma de Telemedicinia (site e aplicativo) que permite que os pacientes gerenciem o histórico médico, guardando todos seus exames, receitas, orientaçoes médicas, evolução da saúde (por exemplo, gráfico do peso, glicemia, ferritina) e perfil completo de saúde num único local. Desta forma, com certeza você, seu marido e toda sua família poderão aproveitar melhor o tempo da consulta com o seu médico com todos as informações necessárias na palma da mão. Veja como usar na prática:https://doutorrecomenda.com.br/blog/veja-10-dicas-para-aproveitar-ao-maximo-a-consulta-com-o-seu-medico/

  • – A quase 60 dias estou com dor de cabeça e o naramig me ajuda mas a dor volta, depois de varios medico resolvi fazer os exames do figado e minha ferratina foi o único exame 1.235 e agora vou ver o que o médico vai falar ….

  • janilda salvino da cruz

    minha ferritina está de 745 é muito perigoso

  • Ola dr meu filho de 9 anos fez exame e chegou esta semana e a ferritin adele deu 103 acima do q pede pra idade dele …ele nasceu de 6 meses e tomou muito ferro na infancia pois era muito prematuro e tbm SUSTAGEN desde os 3 anos ate o comeco deste ano …pode ter sido o sustagen? O q significa a ferritina dele ta 103 me ajude ESTOU MUITO PREOCUPADA ELE TEM SO 26 kilos nao engorda com facilidade ate pq eu e meu esposo somos magros por isso foi passado tantos anos o sustagen suplemento p ele ..me respondem tem algum perigo esse nivel da ferritina dele ?

  • Ja minha filha de 2 anos fez este exame tbm e o dela deu baixo 26,9 isso signica anemia ou so correcao do ferro a ser fazer..pois ano passado o dela tava 46 se nao me engano e a medica trocou o combiron por noripurun dizendo q estava bom o nivel do ferro depois q trocou ela repetiu agora ao fazer 2 anos e deu baixo o q faco estou preocupada com ela tbm mas acho q o dela seria mas correcao e nao uma anemia në o q ta me deixando desesperada éo do meu filho q fiss na pergunta anterior te dado tao alto ME AJUDEM ESTOU DESESPERADA E A CONSULTA SO SEMANA Q VEM….

  • Carlos junior

    Olá Fiz uma bateria de exames o qual alguns me deixou preocupado. Foram eles
    Tgo: 38
    Tgp:63
    Triglicérides: 219
    Ferritina : 1.111
    Fiz ultra-som abdominal e detectou esteatose moderada !!!
    Sou hipertenso e uso Diovan 320, venho perdendo peso, tinha 122kg e hj estou com 99kg, porém sem atividade física !!!
    Venho sentindo tonturas, cansaço e quando bebo tenho ressaca de morrer !!!!!
    O que me deixou mais apavorado foi a ferritina, qual procedimento devo tomar ? Pois só consegui consulta pra 40 dias …,

    • tania

      espero que continue a emagrecer…e qto a bebida, muito simples,pare de beber…

    • victor

      Primeiro esqueça por completo as bebidas alcoolicas.
      Tudo…cerveja, vinho, etc…
      Deixar de fumar.
      Deixe de comer carnes vermelhas e passe para carnes brancas, frango, peixe, etc…
      Coma tambem muita fruta e legumes.
      Praticar uma actividade fisica é aconcelhado também.
      Não sou medico, sou paciente como muitos outros e estou so a lhe informar o que os medicos me disseram. No meu caso tenho Ferritina : 1.700. sinto tonturas e cansaço, estou a tirar 1/2 de sangue em cada 2 semanas e estou com gordura no figado também. Ainda não tenho os ultimos resultados do médico. Grande abraço e as melhoras.

      • Paulo Renato A.A.

        Victor estou fazendo uma pesquisa e achei seu comentário…. trabalho com um Aparelho japonês que trata e desintoxica o organismo… e começam a funcionar melhor..

  • Paulo Sérgio de Ataíde

    Olá, boa tarde, fiz uma bateria de exames todos eles deram normal. Entretanto à FERRITINA deu alta 774,1ng/ml, estou preocupado o que devo comer para que eu possa ter uma vida saudável.

    Fazer exercício físico?
    Tirar todas as carnes verdes?

    Preciso me alimentar corretamente para que não cause transtornos futuros.
    Por favor, Preciso de ajuda.

  • Jorge Tripode

    Minha esposa sofreu diversas transfusões sanguíneas e com isso sua ferro tinha chegou a + 1700, hoje esta 1400, a redução é demorada?

  • Maria do Socorro Clementino dos Santos

    Ola sou maria,meu esposo esta com a Ferritina 774,8 e a gordura do figado esta em 2 e 3 grau. pode ser grave, ele também tem pressão alta.

    • Paulo Renato A.A.

      Maria do socorro, boa tarde,. Não sou médico e não estou prometendo cura, mas minha vida mudou de 4 anos pra cá.
      Trabalho com um Aparelho desenvolvido por um cientista Japonês, que está transformando vidas… Eu tinha pressão alta, eu tinha…. e outros problemas. Se você e seu esposo acharem que vale apena conhecer, me contate.

      • Roberto M. Abiko

        Olá Sr. Paulo Renato A.A.
        Tenho diversos problemas e saúde, como Ferritina alta, diabetes, hipertensão, etc. Gostaria de saber sobre este aparelho.

  • Francis

    Ferritina 1048oq faço

  • Aronaldo Cardoso de Menezes

    Olá dr., recentemente fiz 02 exames e os mesmos acusaram índices de ferrintina superiores a 2600, venho evitando em quase 100 % tudo que contem ferro, já
    fiz sangria retirando 700 ml , cfm. orientação médica, não sou obeso, apenas to-
    mo uma cervejinha aos fins de semana, vou completar 65 anos no mês corrente,
    não sinto nenhum sintoma. Obrigado, quais orientações devo seguir?

    • vagner

      Olá Caro Aronaldo, me identifiquei demais com você , a mimnha Ferritina chegou em 1300, depois foi caindo até 690 e o medico pediu para fazer os devidos regimes, caminhadas e por surpresa minha meu ultimo deu 1200….isto me deixou para baixo, estou com o resultado péssimo e mantendo as dietas, porém nao abro mão dos finais de semana, mesmo reduzindo 70% do que bebia, estou preocupado novamente e já sei que o médico vai exigir a sangria e tenho sentindo muita fadiga, cansaço e cor amarelada…..principalmente após tomar no máximo 3 cervejas….acho que não terei saída terei que abolir o álcool….gostaria de trocar idéia com voce……valeu

  • waldir trindade

    boa tarde, tenho 59 anos, a um ano atraz fiz exame e a ferritina deu, 746, fui no médico especifico que pediu exames, mas não achou a necessidade de fazer sangria., voltei no cardiologista neste mes 03/16 que pediu novamente exame de sangue e a ferritina agora deu 1.047, evitei comer tudo que nao se pode neste caso, como isto pode acontecer? que faço?

  • Adauto Gonçalves da Silva

    tenho uma amiga que esta com a ferritina a 2000 só que ela é bem displicente com a saúde gostaria de orientar ela já foi pedido uma Ultrassonografia abd .

  • Leandro Menezes .

    Boa tarde a todos , eu tenho pressão alta desde os 14 anos , tenho fígado com gordura , estou acima do peso e estou com 32 anos . sinto um cansaço danado , principalmente nas pernas e sempre vou ao médico e o mesmo manda eu fazer sangria , não aguento mais isso … A senhora me indicaria algum médico aqui em Niterói – RJ para que eu possa melhorar meu tratamento?

  • queria saber se ferratina dar pode varar câncer qual o mal que faz a ferratina brigado

  • brigado pela as informação sobre a ferratina espero mais mais informação sobre ferratina

  • HELIO

    TENHO 50 ANOS MINHA FERRETINA TA EM 950 MEU MEDICO MANDOU FAZER 6 SANGRIA UMA POR SEMANA ISSO NAO É MUITO EXAGERADO .

  • Marcio

    Olá dr minha ferritina está em 600 mas tive problemas nos rins e precisei fazer hemodiálise 4 seções e voltou a funcionar mas fiquei com anemia e a NEFRO prescreveu sulfato ferroso tomei por uns 60 dias, pode ter sido o sulfato ferroso que alterou a FERRITINA, OBRIGADO

  • Tulio Ostilio

    Tenho Hipertireoidismo comprovado a pouco tempo, minha ferrentina deu 425 e tgp: 58, consultei com a endocrinologista e ela falou q com o tratamento da tireoide vai baixar essas taxas, posso ficar despreocupado ?

  • Lici

    84 para uma criança de 3 anos e normal?

  • José

    meu filho tem 11 meses e o resutado dele ferritina foi: 3617,94 ng/mL
    esta normal.?

  • José

    e o medico dobrou o sulfato ferroso.
    por isso que esta nesse nivel? estou muito preocupado.!

  • Neila Lançoni

    Dr. Boa tarde. Meu pai fez o exame de sangue e a ferratina dele esta em 1082. O que devemos fazer? quais riscos pode causar? é possível reverter esse valor?

  • Marilma Pinheiro da Silva Atanázio

    Boa Noite! Fiz o exame de sangue e fiquei preocupada com essa tal de ferritina, que está 573 ng/ml. Fui no dermatologista por causa de queda de cabelo, onde fiz o exame. Tenho muitas dores no joelho (inflamação), que não tem remédio que tira a dor. Vou marcar um clinico para levar o resultado do exame. Essas dores que sinto tem alguma coisa haver com a ferritina alta? Acha que devo voltar ao ortopedista para mostrar esse exame que fiz da ferritina? Muito obrigada! Marilma

  • Mirian

    meu marido fez exame de ferritina deu 775.7 e na ultrasson de figado dilatado ,o que siguinifica.

  • Maninho

    Estou com a ferritina muito alto,seráque posso tomar cerveja sem álcool?

  • Alessandro Justino guerra

    Estou com uma ferritina de307.58 ng/ml é muito sério ?o que devo fazer?exame que fiz no dia 17/05/2016.

  • Nelson Casaes

    Dra.Bom dia!
    Fiz uma gastrectomia vertical em 2013(novembro),pois pesava 108kg e hoje 74kg e apos a cirurgia passei a fazer exames regularmente que apontaram ferritina 11/03/14( 734)-03/06/14(746)-9/10/14(739) e 11/12/15(729).Todos os outros exames realizados estão normais apenas que antes da cirurgia estava com gordura no figado e hj esta normal na ultima avaliação do ultrasom.
    Nunca tinha feito esse exame de ferritina antes da cirurgia,por isso não tenho o historico anterior.
    Estou querendo procurar um hematologo.Um dado importante meu irmao tambem tem ferritina alta.Pode ser genetico???
    Por favor me oriente.
    Desde já muito obrigado!

  • Meu nome é Edison Bernardes Ramos
    tenho 46 anos au fazer um exame de rotina minha medica constatou que estou com minha ferratina elevada acima de 680 e ela me passou uma dieta alimentar,só esta dieta é o suficiente ou preciso fazer mais exames para conseguir melhores resultados?

  • Paulo marcelo

    Olá meu nome é Paulo, tenho 38 anos tenho sentido dores musculares, dedos e nas juntas! Será que causa é devida minha ferritina deu 586? O que devo fazer?

  • celso de macedo portugal

    Meus exames deram todos bons inclusive o gama get. A minha ferretina da mais de seiscentos. Isso mepreocupa.
    Celso

  • Ana cristina silva rocha

    Minha filha tem 17 anos e o exame de ferritina deu 32.8ng/ml
    Ferro serico deu 56.12ug/dl
    Hemiglibina glicada 4,2%
    Glicose 86.8mg/dl

    Estou preocupada.

  • Muito boas essas dicas. Não emagrece quem tem preguiça rs

  • alessandro

    boa tarde Dr…

    como a pergunta da amiga acima não foi respondida gostaria de saber…

    se problemas na vesicula aumenta a ferritina?

    obrigado…

  • maria francicleide rodrigues de sales

    minha mae tem 83 anos esta com pedras na vesícula e tbm o exame de ferritina dela deu 1650 ng-ml o que devo fazer em relação a sua alimentação

  • Nivaldo Fragoso

    Achei super importante essa informações, estou com 900 de ferritina, fiz varios exames vou imediatamente procurar recursos, sinto muitas dores nas articulações…

  • edna

    Minha ferritina está 323. Sou magra, glicose e colesterol baixíssimos. Já realizei inúmeros exames e somente TGO e TGP as vezes ficam alterados mas muito pouco. Mesmo assim estou sem diagnóstico.

  • Você é estressado(a)? Não consegue mais ter ânimo na vida ou de aproveitar o que a vida lhe oferece de bom por conta do estresse? Saiba que isso tem cura e é mais fácil do que você imagina. Clica no meu nome e saiba como…

  • solange

    Boa tarde!
    fiz exame de ferritina resultado de 346,88 ,não sou obesa,peso 69 kilos, 1.60 m,tenho gordura no figado,sera que e essa a causa de esta tao alta?

  • MIGUEL HUBER

    BOA TARDE DR.ª
    Acabei de receber meus resultados de Exames: Ferritina 1227; Colesterol Total: 199; HDL 49; Rel Col/HDL 4,1; LDL 122; Rel. LDL/HDL2,49; Gama GT 33U/L; Glicemia 94/dl..
    Não sinto desconforto ou sintoma, tenho alterações eventuais de pressão… normalmente quando Estresse ou Choques de Frio…
    Como devo Proceder???

    Att. Miguel

  • Mônica Evelin de Oliveira da Silva

    Oi a ferritina do meu filho de 1 ano deu 40 queria saber se bom.

  • Junio cesar

    minha ferritina está 550… faz 15 dias q comecei tomar suplemento vitamínico por conta… esses de farmácia…
    isso ajuda a elevar a ferritina

  • Alexsandra Maura Costa

    Olá!
    E quando a ferritina está abaixo dos valores de referencia para a normalidade? Isso é um problema?

  • Amélia Ziuberys

    Ferritina alta 540 todos exames de sangue normal. 70 anos 87 kilos 1.65 . Tenho artrose dores nas articulações joelho desgaste. Não faço exercícios. Muito desânimo. Colesterol triglicérides bom normal glicemia jejum 116 glicada 5,7 o que recomenda . Já sei que preciso emagrecer.

  • Anderson Marini

    E quem tem um indice de ferritina 722 e hemoglobina de 11 (homem)..
    O que fazer ????
    O médicos estão tendo dificuldade de achar a solução… Se alguém puder ajudar!!
    Abraço

  • Vera Lúcia Schardong

    Fiz exames e notei que a ferritina esá acima dos valores referenciais, estou com 259,9, porém, meus triglicerídeos estão à 115,0mg/dl, colesterol HDL-41mg/dl , colesterol LDL-91mg/dl e o total- 155,omg/dl.
    O que me aconselha?

  • MARLENE RODRIGUES DA SILVA MOURA

    Fiz exame e minha dosagem de ferrentina deu alta, estou com muita queda de cabelo e as unhas quebrando.Estou preocupada..

  • ana

    tenho a ferritina em 226,20 quais suas causa o que pode complicar no organismo

  • jose valter

    Qual a quantidade de ferritina normal em uma pessoa de 59 anos de idade.
    Grato, j.valter

  • flavio

    gostaria de saber se o tratamento para hanseniase altera a ferritina(elevando seus niveis), isto é os remedios que são colocados para os pacientes do sus para tratamento da hanse.

  • Joaquim Nascimento

    Gostaria de uma orientação.
    Estou com:
    Ferritina – 1.146,8.
    ANTI HBs – 140.0.
    ANTI HCV – não reagente.
    HBsAG – não reagente.
    Plasma – 13.0.
    Ativ. Enzimática – 97℅.
    RNI – 1.02.
    Lactato desidrogenase DHL 346.
    AST(TGO) – 71.
    ALT(TGP) – 185

  • katia silva

    meu marido esta com hepatite c, tem 39 anos e a ferritina dele esta em 944. mas ele bebe quase todos os dias, nao faz exercicios fisico e trabalha em construção.ele esta tendo acompanhamento medico, mas nao faz o tratamento direito devido a bebida. nao sei mais oq fazer pra ele entender que deve cuidar mais da sua saude.

  • Wedson Prado

    Dra. Realizei exame em abril deste ano onde o nível e ferrite na ultrapassou 600. Por orientação recusei uma especialista hematologia e depois de novos exames ultra som e sangue os resultados caíram para abaixo de 550. Estour fazendo regime há cerca de 70 dias e novo exame apontou aumento de ferrite na acima de 630. O regime odeio ter influenciado no resultado? Grato pela atenção.

  • MOACIR DE CAMPOS RAMPAZO

    Olá…

    Meu nome é Moacir, minha Ferritina deu 482,6, gostaria de saber quais os alimentos que mais provocam o aumento da Ferritina ?

  • sebastião cizostomo

    bom dia sou Sebastião e gostaria de saber sobre a ferritina, ela está em 2000 estou tendo que tomar sangue diariamente, já fiz endoscopia, colonoscopia, e agora irei levar esse exame da ferritina,para o hematologista isso pode causar a perda do sangue, paulocrizostomo@globo.com

  • Antonio Rezende

    Eu tinha ferritina muito elevada, acima de 1.000. O problema foi totalmente solucionado com sangria. No meu caso fiz doação de sangue. Na terceira doação a ferritina já estava totalmente normalizada.

  • Darci Bagetti

    fiz chekup e a unica alteração foi:
    hematócrito 40
    linfócitos 5o
    ferritina 288
    pcr 6mg
    vhc 14mm/h
    isso tudo é muito grave. preciso de uma orientaão.

  • Gostei do artigo, alem de esclarecedor é uma grande informação. Parabéns.

  • Claudia Borborema

    Minha filha tem cinco anos deu 175 e muito grave

  • JULCIMAR PAZA

    OI. MINHA FERRATINA ESTAVA A 1850 FIZ SANGRIA BAIXO PARA 1650 ,FIZ MAIS DUAS VEZES E REPETI OS EXAMES SUBIU PARA 5600 REPETI FOI PARA 6000,

  • Heber Medeiros

    A prática de atividade física mais intensa e diária pode influenciar no aumento da ferritina?

  • Minha ferritina deu 575 tenho crises de cíndr0me do panico e quando entro em crise tenho que tomar uma quantidade grande de remédios com isso meu peso aumenta muito rápido fui em vários médicos niguem sabe explicar agora vou procurar um hematologista .
    O gama gt e o tgo estão normal ,creatinina normal hemograma normal glicemia normal .
    bebo no máximo 2 ´cervejas por semana , operei da visícula a um ano e meio atraz

  • oi meu filho esta com 6,2 de ferritina queria saber a tal gravidade , corre risco de tranfusão de sangue ??

  • Regina celia

    De Regina minha ferretina esta acima de 900 tomei 13 ampolas de noripurum venosa pois estou com anemia esse resultado foi depois que tomei a medicação

  • mario nunes de assis

    a carne de porco contem ferratina

  • Maristela

    Olá meu ferritina está 200 to preucupada gostaria de uma resposta pesso 68k o medico falou que está muito alta o que posso fazer meu muito obrigada

  • Olá, fiz exame do meu filho, ele tem 6 anos e o ferro no sangue deu 153. Isso é muito sério? Me responda por favor, estou muito preocupada.

  • Michele

    Oi,quero saber se a taxa de ferritina de uma criança de 1 ano,é normal 20 ,ou está baixa ?obrigado

  • maria de lourdes da costa soares

    boa tarde, fiz uma bateria de exames e a minha ferritina esta 708 nao mostrei para o meu medico ainda, mas fiquei muito preocupada, pois ando 7km na esteira e 2 km no islipdo , e faço muita dieta , so que final de semana costumo tomar uma cerveja pois e a unica coisa que faço de errado, so que faço dietas como muita batata doce
    Mas descobri que o limao contem muito ferro e tambem a couve, pois fazia uso direto dessa bebida, sera que foi eles que aumentaram minha ferritina?
    Obrigada pela atençao
    LOURDES.

  • Arlene Silva

    Oi boa noite minha filha tem só 12 anos i está com a Ferreira 38 gostaria que você mim falasse o que fazer

  • fiz uns exames em 2016 e deu ferrentina no meu exames esta alta e tenho dores no abdome frequentemente o que eu faço doutor …me de sugestão eu prático esporte

    • AVELINO

      AGUINALDO, SOU AVELINO ESTOU COM MESMO PROBLEMA E FIZ VARIOS EXAMES E ATE RESONANCIA SÓ DEU GORDURA NO FIGADO VC JÁ CONSEGUIU SE DIAGNOSTICO PRA VER SE E A MESMA COISA

  • Jeferson

    Olá, minha ferritina deu 500 então por consequência minha glicose estar altíssima, gostaria de saber qual suco posso tomar e a alimentação adequada. Obrigado

  • Indioara

    Bom dia peguei o exame do meu filho de 4 anos e está em 45,5ng/ml devo me preocupar nesse caso? Glicose está em 83mg/dL

  • Olá doutora minha mãe tem 62 anos e está passando por um tratamento usando medicamento forte e ela é diabética é mesmo usando insulina nao está abaixando …O exame de ferritina sérica deu muito alta 1.545 pode ser por isso que a clicose dela nao abaixa?

  • Genoveva

    Fiz o exame de sangue minha ferritina é 77 ml é norma???

  • Ozair Ribeiro

    Eu tenho Leocopenia e plaquetopenia ja fiz diversos exames iclusive uma Biópisia da medula.Só que no exame de Ferritina deu alterado 760,10ng/ml então meu médico Hematologista me disse que vou ter que fazer umas 15 Sangrias para ver se elimina esse ferro . Dai aqui vi que a sangria é recomendada quando a Ferritina esteja acima de (1000 ) e agora oque tem a me dizer sobre isso?
    Obrigado…..

  • Cristiane

    Boa noite! Meu pai está com todas as enzimas do fígado alteradas, com ascite, hipertensão portal, Baco aumentado, ictéricia e a ferratina 1600, O exame de hepatite A dele deu positivo no igg e negativo no outro, tb estava com o exame Vdrl 1:6, tomou 6 bezeracis por conta disso, será q o ferro dele aumentou por causa das infecções ou ele tem a doença do acúmulo de ferro hereditária, como saber se e hereditário ou secundário ?

  • Adriana Freire

    Minha mãe anemia 8,3 mas a ferretina está alta de mais 1226 e açúcar descompensado a glicemia só 65 baixando demais o que fazer para ajudar a ela?

  • José Adelson Farias

    Boa tarde 25/03/2017
    José Adelson
    Boa tarde tenho 41 ano fiz uns exames e deu a ferritina alta está em 1040,o colesterol está em 212,e as triglicerídeos está em 691 qual a providência que tenho que tomar.

  • tenho mais 1400 de ferritina no sangue posso consumir frango ou peixe, poderiam me enviar um cardápio semanal simples de fazer

  • nilda

    meu nome e nilda ,minha ferritina esta em 299 o que devo fazer

  • Romeu luz pedrosa

    Boa tarde,o meu exame acusou muito alto a minha ferratina. Ela estando alta assim afeta a relação sexual/Impotência sexual?

  • Michiko Tomida Tamae

    Dr

    Meus últimos exames de sangue acusaram ferritina de 750ng/ml e 545 ng/ml.
    Fui num gastro, mas ele disse que no momento não ia prescrever nenhum medicamento.
    Estou preocupada, será que só com a dieta é suficiente para abaixar essa taxa?
    Obrigada

    Michiko

  • Sheila Oliveira

    Minha ferrintina está muito baixa 5,4 e vendo esses comentários acima observei que eu devo consumir e beber tudo o que é proibido para os que estão com ela alta. Vou tentar beber álcool e comer bastante carnes vermelhas. Tudo o que não gosto. É isso mesmo?

  • Augusto César Borges Couto

    O meu exame de ferritina sérica apresentou um resultado de 9196.0 e o de ferro sérico 274.
    Tenho dermatopoliomesite e um sopro no coração gostaria de saber qual o grau de contribuição deste dois problemas que eu tenho com o resultado dos exame apresentados e se existe algum risco para estes duas doenças.
    Obrigado

  • Será mesmo que todo mundo consegue fazer dieta. Eu mesmo ja comecei varias vezes e sempre desisto.

  • Elisangela morais

    Meu exame da ferritina deu 27,4 tá normal ou devo procurar algum médico e qual especialista.

  • ALEXANDRE

    Boa tarde,

    Recentemente em chek-up descobriu alteração na Ferritina ( 680 ).tenho 49 anos e sempre fiz atividade física , inclusive futebol .Minha vida mudou da água para o vinho, pois em acompanhamento com Hepatologista realizei 5 Sangrias e não obtive resultado significativo. O Dr resolveu pedir uma ressonância de abdômen na suspeita do fígado estar produzindo ferritina em excesso e Bingo.
    Devido esta produção em excesso, acabou havendo depósito no músculo cardíaco originando arritmias, sendo mais específico (Flutter) e após fibrilação atrial. Realizei ablação onde corrigi o flutter e posteriormente em Julho farei a correção da F.A.
    Preocupante esta elevação da Ferritina , pois a toxicidade é muito grande em nosso organismo, falo pois estou sentindo na Péle. Graças a Deus possuo convênio, ao contrário estaria tomando várias medicações e protelando danos a outros órgãos. Desejo sucesso a todos que possuem alteração, investiguem, pesquisem e boa sorte.

  • Rosangela Regina da Costa

    Bom Dia
    Fiz alguns exames devido a pressão alta e descobri que estou com uma ferritina 700 medico disse tira a carne vermelha mas colesterol alterado triglicerio tbm estou fazendo uso de medicação para a pressão fiz um ultrassom o figado um pouco alterado mas rim bexiga normal
    Medico me disse tbm quase todos hoje tem uma ferretina alterada
    Mas mesmo assim me preocupa
    A alimentação mudei bastante pressão ja esta bem melhor
    Ja emagrei quase 4 kilos
    Agora fiz outro exame estou aguardando
    Não como feijão carne tirei o sal tudo bem ligt
    O que sera tanta alteração assim
    Leio os relatos e todos com o mesmo sintomas
    Hoje me sinto um pouco melhor
    Antes sentia uma canseira palpitação agora ja estou 50 por cento melhor

  • Flau Vieira

    Bom dia tudo bem…Fiz um exame de Ferritina e deu 774,4 ,também fiz também ultrassonografia total e não acusou gordura no figado..O que devo fazer para resolver ?

  • Apahomazee

    long term use of omeprazole 20 mg tenze24.tumblr.com what is cyclizine hydrochloride used for

  • sergio pereira

    boa tarde,
    acabei de chegar do meu clinico onde levei meus exames e ele me falou que estou com 812 de ferritina, uma taxa bem alta, que pode estar relacionada a alguma doença cronica (que ate hoje desconheço ter), porem, meus triglicerídeos deram um pouco elevado e também baixa de vitamina D no organismo.
    ele me receitou uma reposiçao de vitamina, dieta e exercicio, voltando a nova avaliaçao daqui a quatro meses.
    a minha pergunta e: ele deveria ter solicitado novos exames? esses procedimentos prescritos irao tambem ajudar na diminuiçao desta taxa?
    obrigado

  • adriano

    Bom dia , passei por um medico gatro , onde realizei alguns exames e constatou-se excesso de ferritina , ela pediu para marca uma consulta com hepatologia , minha ferritina esta em 782 ng/ml , o ponto chave que ela disse e a perda de peso , hoje estou com 29 anos e 132 kilos , sei que estou muito acima do peso , porem estou com muita dificuldade de perder peso.
    Mudei minha alimentação agora quando descobrir, e outros resultados que estava ruins , hoje normalizou , porem ainda estou tentando resolver o problema da ferritina alta.

    Sera que tenho que fazer sangria para melhor/

    obrigado

  • tomaz dos santos santos fernandes

    peguei meu exame hoje e deu 1.300,4 tomei um imenso choque agora o jeito é esperar a consulta e ver o que o especialista irá me indicar, além desta descoberta nada animadora já luto com uma doença chamada gordura do fígado grau três, último estágio, e agora vou lutar com essa indesejada descoberta se alguém tem ou já teve os dois problemas juntos e compartilhar, eu recebo.
    atte:tomaz

  • Antônio Ferreira

    Tenho 53 anos minha ferritina já chegou a 936 fiz sangria uma vez e estou sentindo muitos tremores principalmente lado esquerdo pode ser um sintoma causado pela alta da ferritina?

  • adileia Batista

    olá estou preocupada com minha filha ela está com a ferritina alta. a pediatra pediu pra da ela sulfato ferroso e come fígado .beterraba etc.mais estou preocupado. alguém puder me ajudar.

  • Marcos Antônio ferrareci

    Estou 657 com ferratina se é perigoso

  • Andressa Zorzin Bueno

    Ola meu filho de 6 anos fez exame de sangue e a ferritina esta alta para 160,9 sendo q normal é 140 ng/ml.o que eu faco alguem pode me ajudar?

  • Faço controle a cada 4 meses de ferritina, cada vez que vou ao hematologista , esta cada vez mais alta. Tenho 57 anos. Ferritina 551. Não tem como baixar. Não fiz sangria. estou evitando carne vermelha, feijão, beterraba, tudo que contem ferro. Preciso saber se tem algum cha ou remedio que baixe isso.
    Não sinto nada.

  • Me chamo Angelo Torres, tenho 67 anos, sou portador de Diabetes, (acordo e diariamente em jejum, verifico a minha glicose, que em media e superior a 250), tambem possuo extra-sistoli.
    Ha 4 anos no Holter, em 22 horas acusou 1861 falhas.
    No ano seguinte fiz o mesmo exame e foram 4.200 falhas.
    Recentemente fui a 2 medicos, (clinico geral e endocrino) e ambos me disseram que examinarem minga pressao e torax, me disseram que eu era tambem portador de um “sopro”..
    Ao fazer exame de sangue o medico me informou que minhas plaquetas. Estavam a 77.000

    Quando descobri a Ferritina de 1990, fui a Hematologista que apos fazer exames, me solicitou exame de ressonancia e constatou que a maior da ferritina, esta alohada no meu fígado e baco.

    Fui informado que para aumentar as plaquetas, devo me alimentar de feijão e verduras escuras., e para diminuir a ferricina, nao posso me alimentar de feijao e de verduras escuras.

    A Hematologista disse que tenho de fazer sangria (3) de 450 ml.

    Minhas perguntas sao:

    Se tenho plaquetas baixas, ao fazer as sangrias nao posso ficar anemico?

    Meu extrasistoli e “sopro cardiaco e o diabetes, nao me deixar em risco?

    O que fazer para aumentar as plaquetas?
    Nao existe um tratamento para reduzir estas 1990 deferritina?

    A Hematologista, antes de pedir a ressonancia, solicitou exames de HIV, e hepatites B e C, deu tudo normal.

    Nunca fiz transfusao de sangue, nem operacao, nem doacao

  • Parabéns pelo post. Artigo bom para quem está procurando por esse assunto.

  • Daniela Mastronardi

    Olá Dra. Estou preocupada pois estou com a ferritina 368 e depois de duas injeções de noripurum ela está 363. Fiz ultrassom abdominal e exame do fígado e deu normal. O que pode ser? Qual especialidade devo procurar? Grata.

  • Jaceline Mara Martins

    Fui a uma dermatologista por conta de queda de cabelo, então passou vários exames, inclusive ferritina, q deu 1900, já repeti o exame por três vezes e o mesmo confirmou, já fiz duas vezes sangria, e vou fazer mapeamento genético, fiz tmb ultra do abdômen , nada deu, ainda não tive resultado do mapeamento, e vou fazer outro exame pra ver se abaixou, ultimamente tenho comido muita comida japonesa, pode ter sido por isso? Vou manter avisados, quanto aos resultados.

  • Luciano

    Boa noite.
    Fiz bariátrica a 3 meses, minha ferritina passou de 870 para 1000.
    É normal após o procedimento do by pass?

  • José Mário de Paula

    Se como foi dito a ferritina pode está muito alta e o ferro normal, prá que evitar o consumo de alimentos com ferro? Não consigo entender,

  • Muito Boas essa dicas , excelente matéria, adorei a matéria, com certeza vou indicar aos amigos

  • Rodrigo Lima

    Bom dia a todos
    Estou muito assustado, pois acabei de receber meu exame e estava tudo correto até eu ver o resultado da ferratina .
    Resultado esta mais de 1300
    Ja fiz a ultra e deu gordura no figado mais nao esperava esse resultado tao alto

  • Rafael

    Sou ciclista e exijo demais do meu corpo,e sei que mais ferro é igual a mais glóbulos vermelhos q é igual a maior oxigenação e automaticamente melhor desempenho,como saber o quanto eu posso tomar de ferrite para elevar os níveis de ferro sem correr risco de surgimento de problemas?
    Um exame de sangue conseguiria saber os níveis mas qual seria o máximo seguro?
    Me ajudem com essa dúvida , obrigado

  • ROBSON LUIZ OLIVEIRA

    Olá, gostaria de alguma orientação à respeito. Fiz o exame e a minha ferritina apresentou resultado de 716.
    Fui em consulta com minha Endocrinologista e ela me pediu um USG de abdomem total e disse para eu comer 2 castanhas do Pará diariamente.
    Estou preocupado, pois tenho diabetes e estou muito acima do peso, meu imc é de 41.. Há algum outro procedimento que eu possa fazer para reduzir essa taxa?

  • Cristiano

    Olá!
    No meu caso foi cortado da alimentação todos os derivados de farinhas enriquecidas com ferro, todos os derivados de óleos e gorduras vegetais, refrigerantes, e alimentos industrializados no geral.
    Em 45 dias, com auxilio de fibrato, os triglicérides baixaram de 600 para 150. A ferritina de 950 para 650.
    Creio que o enriquecimento das farinhas com ferro e ácido fólico, no Brasil, está causando um grande mal à população brasileira. Ao comparar os dados de obesidade da população brasileira, antes e após enriquecimento de farinhas com ferro e ácido folico, notar-se-á um aumento gradativo na obesidade populacional após o enriquecimento.
    Outro veneno para quem tem ferritina alta é ingerir alimentos ricos em vitamina C e ácido citrico concomitantemente com farinhas enriquecidas com ferro e/ou alimentos ricos em ferro tais como: vegetais de cor escura e feijão preto.
    Esses alimentos devem serem ingeridos com um espaçamento de 4h entre si.
    Os alimentos naturais de cor escura e as vísceras de animais, como exemplos a feijoada preta e o fígado, devem serem consumidos ao mínimo.
    Fica aí a minha dica.
    Aconselho que quem esteja com indícios de sindrome metabólica procure um bom nutricionista.
    Sucesso à todos!

  • Edimilson Elias

    Boa noite A minha ferritina está em 900 seria necessário fazer a sangria a glicemia e alta e na ultrassonografia do abdome deu gordura no figado

  • Cissa

    Olá boa tarde a todos.
    Eu trabalho com uma benção que só conhecendo pra vocês verem que essa benção foi enviado pelas mãos do espírito santo.
    O organismo fica tão resistente,que as doenças desaparecem do organismo.
    O nosso organismo é muito intoxicado,tudo o que ingerimos tem venenos, criançada hoje tudo doente, ninguém tem saúde mais.
    Quem se interessar pelo produto ligue para 43 996989943.Eu garanto a cura total…ou o dinheiro de volta

  • Thiago

    No meu caso estou com 391,28 e o ferro sérico 136 .o que me diz

  • Ana Lucia Izumi

    meu exame deu Ferritina = 337,4 ng/ml
    tenho 60 anos
    valores de referência = 10,0 – 280,0 ng/ml
    o que significa esse valor um pouco alterado para cima:::

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *