Será que a Dieta Keto (cetogênica) funciona para você?

Será que a dieta Keto funciona para você?

Existem vários tipos de Dieta Cetogênica (ou dieta Keto, do inglês Ketogenic Diet).

Saiba sobre os princípios básicos da dieta cetogênica clicando aqui.

Elas podem variar na sua composição e tipos de proteínas e de gorduras. Pode ser mais ou menos rica em vegetais, ou até carnívora e até mesmo ovolactovegetariana.

O que todas dietas cetogênicas têm em comum é que todas têm um teor muito baixo de carboidrato. Tecnicamente entre 20 e 50 gramas de carboidratos por dia, dependendo do sexo, idade e nível de atividade física.

Dessa forma, depois de uma fase de adaptação que dura em média 1 semana, o organismo passa a utilizar a gordura como principal fonte de combustível. Não necessariamente a gordura da dieta, mas sim as reservas de gordura do corpo, gerando emagrecimento mais rápido e com mais qualidade (perda de gordura muito maior do que perda de músculo).

O produto do metabolismo da gordura gera no sangue os chamados “corpos cetônicos”, que têm ação psicoestimulante natural, reduzindo a fome de forma mais intensa até do que as antigas anfetaminas já proibidas no mercado e sem os seus efeitos colaterais.

As vantagens dessa dieta são várias:

Muito menos fome

Perda de peso mais rápida, com maior preservação de massa msucular

Maior nível de disposição e  energia

Maior clareza mental

Melhor controle do Diabetes

Melhora de Enxaqueca

Melhora da Síndrome de Ovários Policísticos e Infertilidade

Redução de marcadores inflamatórios

Redução da Gordura visceral (gordura no fígado)

Melhora do controle de doenças autoimunes, com Lupus e Artrite Reuntóide

Redução de crises epilépticas em portadores de Epilepsia

Potencial de redução do risco de alguns tipos de Câncer

Potencial de redução do risco de Demências e Alzheimer

Mas será que a dieta cetogênica funciona para você?

Na minha experiência na Clínica Recomenda, observo que existem basicamente 3 perfis de pacientes:

Cerca de ⅓ dos pacientes, responde muito bem, já  na primeira tentativa de dieta cetogênica, com forte redução da fome, e maior disposição física e mental. Chegam a me perguntar: “Dra, posso passar a vida toda em cetose”? 

Outra parcela apresentam uma  fase de adaptação mais difícil com sintomas de fraqueza, tontura, dor de cabeça, irritabilidade e muitas vezes, precisam primeiro passar por uma Low Carb mais moderada, para depois terem sucesso com a cetogênica, mais no final do tratamento, já para driblar a fase de platô, que é aquela fase em que o peso insiste em se manter, e geralmente precisamos usar outras estratégias para retomar o emagrecimento.

Já, a última parcela não consegue superar as dificuldades na primeira semana (fase de adaptação mais díficil) e muitas vezes nem chegam a entrar em cetose. Muitos deles poderiam se beneficiar da dieta cetogênica em outro momento do tratamento, mas preferem não tentar mais. Outros retornam em outros momentos, com a vida profissional e emocional mais estabilizada  e conseguem fazer a dieta com bons resulatados.

Cada pessoa tem seu ritmo. E obviamente, a dieta cetogênica não é a única opção. Mas, com certeza, é uma ferramenta potente para  promover emagrecimento saudável e sustentável a longo prazo.

Ao contrário dos medicamentos para Obesidade, que muitas vezes, mostram uma resposta cada vez pior quando utilizados de forma repetida ao longo da vida; a dieta cetogênica, gera uma resposta  melhor para pessoas que já  estão adaptadas. É como se o metabolismo dessas pessoas tenha se tornado “flex”, aprendendo a alternar a principal fonte de combustível, entre glicose e gordura, e entrando em cetose de forma mais fácil, nas próximas vezes.

O importante é entender que a dieta cetogênica  VLCD (de baixa caloria) deve ser feita com acompanhamento médico.

Além de contraindicações clínicas absolutas e relativas, como gestação, amamentação, fases de crescimento, idade muito avançada, insuficiência renal, insuficiência hepática, etc; existem etapas ao longo da dieta cetogênica que precisam ser monitoradas de perto por profisisonal de saúde.

Por isso, vale a pena procurar profissionais de saúde que entendam a Ciência Low Carb/Keto, que cresce cada vez mais no mundo, com mais  evidências de benefícios em várias doenças.

Dra Regina Diniz é médica Endocrinologista e Metabologista pelo Hospital das Clínicas da USP e Diretora Médica da Clínica Doutor Recomenda

CRM-SP 97465        Título de Especialista pela SBEM nº 37498

Agendamento de consultas presenciais e por Telemedicina 

pelo Whatsapp (11) 93055-0505

Consultórios em São Paulo – SP

Avenida Angélica 2491 – 9 andar – Higienópolis

Rua Joaquim Floriano 413 – 9 andar- Itaim Bibi 

*Todas as informações fornecidas têm caráter meramente informativo, com o objetivo de promover educação em saúde, e não substituir as orientações do seu médico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *