Veja 10 dicas para aproveitar ao máximo a consulta com o seu médico

img_medicopaciente
Você está satisfeito com seu médico? Ele atende suas expectativas durante a consulta?

Atrasos, consultas cada vez mais curtas, termos difíceis de entender, ansiedade do paciente, falta de organização, muitas fontes de informação sobre saúde com conteúdo duvidoso são problemas comuns que contribuem para dificultar a comunicação entre médicos e pacientes.

Saiba que o engajamento do paciente é fundamental. Quando você toma o controle da saúde na sua mão, você chega mais preparado para as consultas e consegue um atendimento de melhor qualidade.

Conheça aqui as 10 atitudes que você pode adotar para aproveitar o máximo da consulta com seu médico.

 

1) Marque a próxima consulta logo após sair do consultório
É muito provável que a agenda de seu médico esteja lotada, por isso, marque sua próxima consulta com antecedência para o período certo de acordo com a recomendação de seu médico.

2) Anote a data da consulta imediatamente
É que comum que sua próxima consulta seja agendada para uma data distante, o que aumenta a possibilidade de esquecimento. Anote de preferência numa agenda no celular que possa enviar um alerta.

3) Agende os exames solicitados com antecedência
Procure agendar seus exames de forma que fiquem prontos um pouco antes da data da próxima consulta. E novamente, não esqueça de anotar na agenda. Normalmente, os exames de sangue ficam prontos em alguns dias e não necessitam de agendamento. Em alguns casos especiais, é necessário agendamento e um preparo especial além do jejum . Por isso, nunca deixe de consultar o laboratório onde será atendido. Já, os exames de imagem, como tomografia e ultrassom, devem ser agendados com mais de 1 mês de antecedência.

4) Tenha sempre à mão a lista de medicamentos que você toma
Esta informação é fundamental para o médico tomar uma decisão correta. Não basta saber o nome, certifique-se que sabe exatamente a dose correta de todos os medicamentos. Nunca deixe de informar seu médico sobre qualquer alteração ou inclusão de novo medicamento, mesmo que não seja da especialidade daquele médico.

5) Tenha sempre à mão o seu histórico de saúde
Todos os seus problemas de saúde e antecedentes familiares são dados importantes para o médico realizar uma boa consulta.

6) Traga um acompanhante se necessário
Principalmente se você for idoso, muitas vezes , um acompanhante pode ajudar bastante a organizar todas as informações transmitidas pelo médicos. Normalmente, são muitas recomendações, muitos papéis e muitas tarefas para agendar.

7) Tenha sempre à mão os seus resultados de exames
Muitos pacientes passam pela experiência desagradável de esperar meses por uma consulta e simplesmente esquecer de trazer os resultados dos exames para o médico. Tenha sempre os resultados já na sua mão para mostrar rapidamente para o médico. Para isso, acesse ou peça para um familiar acessar os resultados pela internet e baixe o arquivo dos resultados e salve no seu celular. Não precisa imprimir. Você não gasta papel e tem menos trabalho. E melhor, tem sempre a visualização dos resultados na sua mão, direto no seu celular. Assim, não tem como esquecer!

8) Se for diabético, não se esqueça de levar suas últimas medidas de “açúcar no sangue”
Procure medir e anotar a glicemia com maior frequência no período próximo à consulta .

9) Seja objetivo e preciso ao informar sobre uso de álcool ou cigarro
Não tenha receio de informar corretamente o seu médico sobre o nível de uso de álcool ou cigarro. Estes dados vão ajudar seu médico a avaliar melhor o seu estado de saúde e as chances de outras complicações.

10) Anote sempre as recomendações de seus médicos
Não confie somente na sua memória. Anote tudo que seu médico recomendou.

O Dr. Recomenda (www.doutorrecomenda.com.br) é um serviço gratuito onde o paciente pode organizar em um único local todas estas informações de forma fácil e intuitiva. As informações são armazenadas de forma segura, garantindo sua privacidade. O paciente pode organizar e acessar seus dados de saúde e de sua família a qualquer momento, no celular, no tablet ou no computador. Os dados ficam gravados e acessíveis, mesmo sem conexão com internet.
E mais!
Convide seu médico e sua agenda de saúde do aplicativo será atualizada em tempo real de acordo com as recomendações feitas durante a consulta.

E então? Agora ficou mais fácil organizar a sua saúde?

Baixe agora mesmo o aplicativo gratuito do Dr. Recomenda ou cadastre-se no site www.doutorrecomenda.com.br

Deixe aqui sua opinião. Nós do Dr. Recomenda queremos ouvir a VOZ do Paciente!

___________________________________________________________________

Equipe Doutor Recomenda

3 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *