Dr. Recomenda foi destaque na edição da Folha de São Paulo deste domingo (26/abril/2015)

 

A matéria foi bastante positiva e mostrou que as ferramentas digitais são amplamente usadas pela população brasileira, que também deseja utilizá-las para administração da própria saúde.

Clique  no link  abaixo para  visualizar a matéria na íntegra:

http://bit.ly/DrRecomendaFolhaLancamento

CapaOnline (2)

Em um país em que a automedicação é um hábito cotidiano de quase 80% de sua população, segundo o último levantamento feito pelo Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ), no qual quase metade dos brasileiros tem uma doença crônica, de acordo com dados do Ministério da Saúde, e onde devem ser vendidos ao menos 52 milhões de celulares inteligentes apenas neste ano, como aponta estimativa da Consultoria IDC, a união entre tecnologia móvel e medicina pode ser um diferencial para melhorar a performance do sistema de saúde e impactar positivamente nos seus resultados.

enfermeira eketronica

Com essa visão, surge no mercado o Dr. Recomenda, plataforma multicanal de comunicação que facilita para o paciente o acesso e o entendimento das orientações médicas. Pela ferramenta, médicos acessam o site durante a consulta e transmitem, em tempo real, suas recomendações, pedidos de exames e remédios receitados para o aplicativo baixado pelo paciente em seu smartphone ou tablet. O usuário, então, recebe orientações sobre sua doença, a forma correta do uso do medicamento, além de lembretes automáticos sobre data para realizar exames e retornar em consulta, sempre com o reforço da recomendação de seu médico.

Luiza e Regina

Criado e fundado por Regina Diniz, médica endocrinologista, e Luiza Granado, economista com especialização na área da saúde, o Dr. Recomenda é uma ferramenta digital que visa ampliar a adesão ao tratamento de doenças crônicas, considerado um dos maiores desafios do século 21 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e responsável por 75% dos custos com saúde no mundo, estimados em 47 trilhões de dólares até 2030. Análises internas de BI, realizadas no mercado farmacêutico, mostram que, para algumas doenças, a média de adesão ao uso do medicamento é de apenas três meses, quando deveriam ser usados cronicamente ao longo da vida.

As causas da baixa adesão são inúmeras, mas podem ser classificadas basicamente em 3 categorias: problemas relacionados ao acesso, ao médico e ao paciente.

Estudos mostram que a adesão é baixa mesmo nos casos de medicamentos crônicos gratuitos. Isto evidencia que abordar somente a questão do acesso (descontos ou mesmo disponibilização gratuita de medicamentos) não é suficiente para resolver o problema.

A comunicação entre pacientes e médicos é um dos pontos fundamentais que deve ser otimizado para produzir melhores resultados na adesão ao tratamento.

Afinal, como o paciente pode aderir ao tratamento se muitas vezes nem sequer compreendeu as orientações do médico e não tem nenhum registro destas recomendações. Uma receita na mão não basta. É preciso melhorar a eficácia das consultas médicas.

Médicos e pacientes são corresponsáveis pelo qualidade do atendimento.

O Dr. Recomenda tem um DNA médico e conhece na VIDA REAL os problemas enfrentados por médicos e pacientes.

Oferecemos educação em saúde de forma fácil, simples e rápida para que médicos possam orientar e avaliar melhor seus pacientes. E ao mesmo tempo, estimulamos os pacientes a se prepararem para as consultas com todos os dados importantes para que o médico possa realizar uma avaliação correta do diagnóstico e evolução do paciente.

 

Vamos desbravar juntos os caminhos da Saúde & Tecnologia!

 

Os profissionais de saúde e as empresas que perceberem mais rapidamente as necessidades dos pacientes e como a tecnologia ajuda na comunicação com os pacientes, terão com certeza melhores resultados e contribuirão para o maior engajamento e adesão ao tratamento.

___________________________________________________________________

Dra Regina Diniz (CRM 97465-SP)  é CEO e Diretora Médica do Doutor Recomenda

Luiza Granado é economista e Diretora de Negócios do Doutor Recomenda

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *