O que é o exame de Bioimpedância e para que serve?
O método mais comum para verificar se uma pessoa está dentro dos parâmetros saudáveis de peso é o cálculo do IMC- índice de massa corpórea, calculado pela fórmula:
IMC= peso (em kg)/ altura em metros ao quadrado.
Um valor acima de 25 indica sobrepeso, enquanto um valor acima de 30 já indicaria Obesidade.
Porém, este cálculo não leva em consideração a composição corpórea e as proporções de massa adiposa (gordura) e massa magra (músculo, osso e água), o que pode levar a erros de interpretação.
Por exemplo, um indivíduo com alto índice de percentual de massa muscular, pode apresentar um IMC acima de 30 e ter um percentual de gordura excelente.
Por outro lado, uma pessoa adulta com IMC de 24 (considerado normal), pode ter um alto percentual de gordura e inclusive com acúmulo de gordura na região abdominal (gordura visceral), que gera maior risco de doenças cardiovasculares.
Por isso, é importante analisar a composição corpórea.
O exame de bioimpedanciometria é um método rápido, acessível e que oferece vários dados importantes para o diagnóstico e tratamento do Sobrepeso e Obesidade.
Durante a evolução do tratamento é interessante analisar os resultados sequenciais da Bioimpedância a cada 4 meses para observar as mudanças da composição corpórea e se o paciente está perdendo peso e conseguindo manter ou até mesmo aumentar o seu percentual de massa muscular.
Saiba mais sobre o exame:
A Bioimpedância é um método simples, não invasivo, indolor, livre de radiação, rápido, seguro e capaz de estimar clinicamente a composição corporal. A Bioimpedância mede a composição corporal enviando um sinal seguro de baixa amplitude e alta frequência por todo o corpo. Este sinal circula livremente entre o líquido do tecido muscular mas depara-se com a resistência do tecido adiposo (gordura). Esta resistência permite a medição do percentual de gordura e massa magra e os resultados diferenciam em função do sexo, altura e peso da pessoa, calculando de maneira personalizada a composição corporal
Qual a finalidade do exame?
A avaliação da composição corporal por bioimpedanciometria fornece informações complexas e importantes para alinhar os objetivos do tratamento e para o planejamento da dieta de forma personalizada. O cálculo da taxa de consumo calórico diário ajuda a nutricionista a calcular o total de calorias da dieta, e estimar a evolução de perda de peso de acordo com as características de cada paciente.
Na Clínica Dr. Recomenda, você pode realizar o exame de bioimpedância tetrapolar, que analisa os seguintes parâmetros:
1-Aferição de peso
2- Gordura corporal total
3- Massa livre de gordura
4- Massa de músculo esquelético
5- Massa óssea
6- Percentual de água corporal
7- Nível de Gordura Visceral
8- Taxa metabólica basal
9 – Idade metabólica
10 – Análise segmentada de gordura e massa muscular
Dra Regina Diniz é médica Endocrinologista e Metabologista pelo Hospital das Clínicas da USP e Diretora Médica da Clínica Doutor Recomenda
CRM-SP 97465 Título de Especialista pela SBEM nº 37498
Agendamento de consultas presenciais e por Telemedicina
pelo Whatsapp (11) 93055-0505
Consultórios em São Paulo – SP
Avenida Angélica 2491 – 9 andar – Higienópolis
Rua Joaquim Floriano 413 – 9 andar- Itaim Bibi
*Todas as informações fornecidas têm caráter meramente informativo, com o objetivo de promover educação em saúde, e não substituir as orientações do seu médico
Amei o artigo, ganhou mais um leitor desde portal de grande conteudo, espero que continue a eleborar sempre sempre coisa de qualidade como vc vem fazendo, obrigado.
Artigo muito bom. Mesmo fazendo dieta e musculação minha perda de peso está a muito tempo estacionada.Porem percebo melhoria no tonus muscular e redução nas medidas.Vou procurar apoio profissional para medir minha bioimpendância.