Dr. Recomenda é uma das startups vencedoras que ingressam no Programa de Economia Criativa e Inovação da Samsung
A Samsung e a Anprotec anunciaram em Brasília as startups selecionadas para o Programa de Economia Criativa e Inovação, resultado da parceria entre Samsung, Anprotec e CCEI Daegu (Coréia do Sul), que tem o objetivo de identificar e oferecer suporte a empresas inovadoras em todo o país.
O anúncio da seleção da Doutor Recomenda ocorreu no Café da Manhã da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), evento que reúne associados e parceiros para o anúncio de conclusão das ações e programas desenvolvidos ao longo do ano.
A escolha foi feita por uma banca composta por representantes da Anprotec, da Samsung e da CIETEC- USP, que será responsável pela operacionalização do programa. Foram analisados mais de 100 empresas submetidas e, dentre os diferentes requisitos avaliados, destaque para o grau de inovação, maturidade técnica e gerencial dos empreendedores e potencial efetivo de mercado.
As empresas selecionadas receberão investimentos e terão ainda treinamentos focados na criação de empreendimentos, inspirado no Modelo Coreano de Cultura de Economia Criativa, implantado na Coreia do Sul pelo CCEI Daegu.
A Samsung reconhece a área de Digital Health como um dos principais setores estratégicos de atuação nos próximos anos e faz parte do seleto grupo de companias gigantes que lideram o desenvolvimento de software e devices relacionados à saúde no mundo.
As parcerias entre a Samsung e empresas de Digital Health estão em estágio avançado em muitos países e envolvem trabalhos em conjunto com grandes empresas como Nike e Merck, e também com jovens empresas inovadoras, como a plataforma WellDoc/BlueStar, para gerenciamento do tratamento de Diabetes Tipo 2, fundada pela endocrinologista Suzanne Sysko Clough.
No Brasil, a Doutor Recomenda se destaca como uma plataforma multicanal inovadora que conecta médicos, pacientes e grandes players da saúde com a missão de aumentar a adesão ao tratamento de doenças crônicas.
Fundada pela endocrinologista Regina Diniz, e pela economista Luiza Granado, a plataforma estratifica o perfil do paciente segundo uma série de critérios: sexo, idade, tipo e tempo de doença, tipo e tempo de uso do medicamento, hábitos, antecedentes familiares, semana gestacional, entre outros. Os pacientes recebem recomendações personalizadas através de algoritmos de acordo com Guidelines Médicos.
A plataforma contempla também avaliações de saúde interativas que permitem um follow-up automatizado de várias doenças, como Asma, Diabetes tipo2 e Hipertensão.
A Doutor Recomenda disponibiliza para a população o acesso básico, com o qual as pessoas podem gerenciar seu histórico médico, como um “Dropbox” da Saúde e ainda receber recomendações preventivas de acordo com seu perfil.
Médicos podem acessar a plataforma gratuitamente para engajar seus pacientes através de recomendações programadas individuais ou para grupos, que são enviadas para o aplicativo do paciente.
O acesso premium para os pacientes contempla o serviço de Concierge Médico e também é gratuito, sendo fornecido por provedores de saúde.
Até 2020, estima-se que 80% da população terá um aplicativo para gerenciar seu histórico médico e acompanhar o tratamento de doenças.
“Acreditamos que juntamente com a Samsung possamos contribuir e avançar fortemente na área de Mobile Health no Brasil e na América Latina, nos próximos anos”, ressalta Dra Regina Diniz, diretora médica da Doutor Recomenda.
____________________________________________________________
Artigos relacionados:
Samsung apóia startups brasileiras
IstoÉ Dinheiro- Samsung e Doutor Recomenda apostam na Saúde Digital