Obesidade e Covid 19: como emagrecer na Pandemia
Nesse momento de grande stress e ansiedade, onde muitas pessoas estão trabalhando de forma remota em casa, a chance de explosão do peso é muito grande.
A fome aumenta, o confinamento em casa permite o acesso muito fácil a todo tipo de alimento a toda hora.
Muitos evitam ambientes fechados como academias. A atividade física tende a diminuir e o sono se torna totalmente irregular.
A tendência é usar a comida como fonte de prazer e recompensa. E quanto mais você come doces, massas, carboidratos em geral e comida ultraprocessada, mais fome você tem.
Tudo isso funciona como um círculo vicioso que acaba com sua saúde física e mental. A alimentação ruim somada à ansiedade e depressão e sono de má qualidade, geram uma queda importante da imunidade.
Se você não der a atenção especial para sua saúde e sua alimentação nesse momento, a tendência natural é de explosão de peso e desenvolvimento de Diabetes Tipo 2, pois essas mudanças de hábitos repentinas acabam transformando sua casa num verdadeiro “spa de engorda e doença”.
Todo esse cenário só aumenta o risco de complicações no caso de uma eventual infecção pelo novo Coronavírus, pois a Obesidade é sabidamente um fator de risco para complicações mais graves e aumento da mortalidade por COVID 19.
A boa notícia é que uma perda de 5 a 10% do peso corporal já ajuda a reduzir o risco de complicações.
Saiba mais nesse vídeo onde falo sobre Obesidade e COVID 19
Sem falar nas inúmeras pessoas que nem sabem que já são diabéticas ou pré-diabéticas e podem piorar o seu quadro de saúde após meses de alimentação ruim, sedentarismo e stress.
Mas, lembre-se: você tem o poder de reverter esse quadro.
Você pode decidir tratar sua saúde física e mental como prioridade nesse momento.
Quando a “tempestade passar”, e finalmente conseguirmos controlar a pandemia de Coronavírus, você pode retomar suas atividades normais de duas formas:
- Com peso mais saudável, com mais energia e saúde e força para retomar a vida em busca de seus sonhos
- Ou com 15 kg / 20 kg a mais, em estado de esgotamento mental e piora da saúde em geral, com baixa produtividade e maiores chances de ser demitido (a)
A escolha é sua. É preciso agir na hora certa. A hora certa é agir é AGORA.
Priorize a sua saúde. Esse é o seu bem maior. Com ela, você consegue retomar sua vida com força e energia depois que toda essa crise passar.
___________________________________________________________
Dra Regina Diniz é médica pela Universidade de São Paulo, especialista em Endocrinologia e Metabologia pela SBEM, Diretora Médica da Clínica Dr. Recomenda, especializada em Endocrinologia, Saúde Metabólica e Emagrecimento
CRM-SP 97465
Título de Especialista em Endocrinologia nº 37498
Consultório Dra. Regina Diniz – Higienópolis
Av. Angélica, 2491, 9º andar
A 600 metros do Metrô Paulista
Consultório Dra. Regina Diniz – Itaim
Rua Joaquim Floriano, 413, 9º andar
Ao lado do Hospital Sírio Libanês – Itaim
*Consultas disponíveis também por Telemedicina
✅ *Para agendar!*