O que os brasileiros sabem (e não sabem) sobre o Diabetes

01

 

Mais da metade da  população brasileira está acima do peso (com sobrepeso ou Obesidade). E, por sua vez, o excesso de peso é uma dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do Diabetes Tipo 2,  que já afeta quase 15 milhões de brasileiros, de várias  faixas etárias. A taxa de incidência da doença cresceu 61,8% nos últimos 10 anos. O mais alarmante é que cerca de metade dos diabéticos nem sequer sabem que têm a doença. E mesmo entre aqueles que sabem do diagnóstico, o desconhecimento sobre a doença é muito grande. Isso é o que apontam duas pesquisas divulgadas recentemente sobre o assunto.
No levantamento “Diabetes: o que os brasileiros sabem e não sabem sobre a doença”, realizada pela Abril Inteligência  apenas 43% dos diabéticos e 27% dos não diabéticos acreditam que o mal pode ter relações com a incidência de um acidente vascular cerebral (AVC) ou infarto, apesar da doença cardiovascular ser a principal causa de morte dos diabéticos.

A maioria dos pacientes não realiza com a frequência recomendada os exames de rastreamento de complicações cardiovasculares, lesão renal, ocular e de neuropatia. Até mesmo o simples exame rotineiro de Hemoglobina Glicada é ignorado por cerca de 25% dos diabéticos.

Outra pesquisa realizada pelo Datafolha deixa evidente o desconhecimento da população sobre a alimentação que o diabético deve ter. Dos entrevistados, 16% dizem que a pessoa com diabetes não pode comer açúcar, só 1% reconhece a restrição a carboidratos.

E você? Está com seu peso saudável e tem feito exames regularmente para avaliar a chance de desenvolver ou mesmo já ter a doença?

#DoutorRecomenda: tratar o excesso de peso é fundamental para prevenir e tratar o Diabetes Tipo 2

_____________________________________________________________

Referências:

Pesquisa “o que o brasileiro sabe (e não sabe) sobre o Diabetes- EndoDebate- julho 2018

Pesquisa DataFolha (maio 2018)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *