Dieta Low Carb é tudo igual?

 Conheça os benefícios da Dieta Low Carb Cetogênica proteinada VLCD

 

low carb é tudo igual?
Dietas com baixo teor de carboidrato são muito famosas.
Mas existe uma grande diferença na segurança e nos resultados das dietas Low Carb ricas em gordura, Dietas Low Carb com excesso de proteína, e Dietas Low Carb Low Fat com teor de proteína adequado, por volta de 1 grama de proteína por dia por kg de peso final desejado.
As dietas ricas em gordura saturada causam prejuízo para a saúde e aumento do risco cardiovascular, com aumento das chances de doenças, como infarto e AVC.
As dietas com excesso de proteína, podem prejudicar a função renal, sobretudo em pacientes que já apresentem alguma predisposição.
Já as dietas proteinadas VLCD (de muito baixa caloria) com composição adequada de proteína geram bons resultados, com algumas vantagens:

 


(1) Preservação da massa magra (muscular), inclusive com melhores resultados estéticos, com redução de flacidez e celulite.
(2) Menor taxa de reganho de peso após o emagrecimento, em função da taxa de preservação da taxa de metabolismo basal.
(3) Maior segurança do ponto de vista cardiovascular, em função do baixo teor de gordura.
Mas, afinal de contas, o que é CETOSE?
Cetose é um processo fisiológico, que ocorre quando o organismo obtém energia sobretudo da queima de gordura.
Com uma dieta de muito baixa caloria, o paciente entra em Cetose, dentro de 2 a 3 dias, quando o organismo esgota o consumo do glicogênio armazenado e começa a obter energia principalmente a partir da queima dos estoques de gordura do corpo, já que a dieta VLCD proteinada, tem também baixo teor de gordura na alimentação.
Quando os corpos cetônicos se elevam, normalmente existe uma redução da fome e mais ânimo e disposição, pelo potencial efeito psicoestimulante dos corpos cetônicos.
Ela pode ser feita com alimentos comuns ou com sachês de proteína com prescrição médica, com nomes comerciais como, por exemplo, o Pronokal.
Estes produtos não são comprados livremente, apenascom prescrição médica.
Eles permitem realizar uma dieta Low Carb e Low Fat, consumindo proteína com formato e sabor de alimentos, como Mousse, Cappuccino, Nuggets, Pães, torradas, sopas, crepes, iogurtes e omeletes sabor queijo e bacon.
Qualquer pessoa pode fazer essa dieta?
Não. Essa dieta deve ser prescrita por médico, após avaliação rigorosa.
Ela é contraindicada para gestantes, idosos, crianças e adolescentes e para pacientes com hepatopatia grave,com doença cardíaca instável, insuficiência cardíaca grave, doença cerebrovascular, insuficiência renal aguda e crônica, ou transtorno psiquiátrico que possa interferir com sua compreensão e execução.
Para o sucesso do tratamento, é fundamental o suporte intensivo médico e nutricional.
Na Clínica Dr. Recomenda, trabalhamos com programa personalizado, de acordo com as características clínicas e comportamentais de cada paciente. Trabalhamos com dietas que podem ser balanceadas, cetogênicas proteinadas com alimentos comuns e também com o método Pronokal. Você pode saber mais sobre o método Pronokal neste artigo.
Independente do tipo de Plano Nutricional, durante todo o Programa, o paciente tem suporte intensivo na Clínica e nosso aplicativo Dr. Recomenda, com contato direto com sua endocrinologista e sua nutricionista.

Venha nos conhecer:
Clínica Dr. Recomenda
Estrada São Francisco, 1841
Tel (11) 47010440
(11) 97400-0727 (Whatsapp)

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *