Conheça os principais fatores de risco para LOMBALGIA

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Lombalgia, também conhecida como dor nas costas, é a dor que acomete a porção inferior da coluna vertebral e as estruturas ao seu redor (musculatura, ligamentos, etc). Pode ser localizada ou irradiar para outras regiões como nádegas, coxa, joelho, perna e pé, caso haja compressão de algum nervo.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO?


Os principais fatores de risco para lombalgia são:
1. Obesidade
2. Sedentarismo
3. Tabagismo
4. Má postura
5. Tipo de trabalho
6. Depressão

COMO PREVENIR?
A prevenção dos episódios de lombalgia, inclui:

1. Prática de atividades físicas regulares supervisionadas (alongamento, musculação, hidroginástica, musculação, Pilates, etc.);
2. Exercícios antes e depois do expediente (ginastica laboral);
3. Mantenha o peso normal (quilos extras pesam não apenas na barriga!)
4. Mantenha boa postura (Cabeça para cima, ombros retos, peito para a frente, peso distribuído em ambos os pés).

QUAIS SÃO OS SINAIS DE ALERTA VERMELHO NA LOMBALGIA?

1. Dor noturna;
2. Refratariedade ou progressão da dor;
3. Déficts neurológicos motores ou sensitivos;
4. Febre >48h ou imunossupressão;
5. Trauma;
6. Emagrecimento;
7. Início da dor após os 50 anos ou antes dos 20 anos;
8. Antecedente pessoal de neoplasia (tumor);
9. Uso de drogas injetáveis

ALGUMAS DICAS DE COMO EVITAR A LOMBALGIA NO SEU DIA-A-DIA.
1. Evite andar curvado;
2. Não coloque pesos acima da cabeça em prateleiras altas, suba em um banquinho;
3. Ao trabalhar abaixado, não se curve, faça a tarefa ajoelhado.
4. Ao vestir-se, não tente equilibrar-se sobre uma perna só;
5. Não levante peso do chão com as costas flexionadas, flexione as pernas, mantenha a coluna reta;
6. Sente-se em cadeiras e sofás com encosto reto e firme. Use um descanso para um dos pés quando estiver de pé ou sentado por muito tempo;
7. Não assista TV ou leia deitado com o pescoço apoiado em travesseiro duro ou alto;
8. Assentos baixos ou macios demais podem prejudicar sua coluna;
9. Evite dormir de barriga para cima em travesseiro duro ou em camas macias demais;
10. Não carregue pesos só de um lado do corpo, divida o volume em dois, um para cada mão;
11. Passar muito tempo em uma posição inclinada, sobrecarrega os músculos das costas;
12. Quem trabalha muito tempo sentado deve caminhar de vez em quando. Quem fica em pé deve descansar um dos pés, em intervalos. Ande, suba escadas, movimente o corpo, respire profundamente e tente manterá musculatura relaxada;
13. Ao dirigir, mantenha pés a distância confortável dos pedais, sem forçar. Viagens longas exigem travesseiro para as costas e intervalos para descanso;
14. Ao entrar e sair de veículos, não torça as costas, gire a bacia e as costas ao mesmo tempo;
15. Por fim, trate a dor aguda com orientação médica, para que ela não se transforme em crônica. Evite a automedicação
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Dr. Jader Junqueira é médico ortopedista pelo IOT- Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP
CRM-SP: 134940

*Todas as informações fornecidas têm caráter meramente informativo, com o objetivo de promover educação em saúde, e não substituir as orientações do seu médico.

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