Confira algumas dicas para retomar a cetose de forma mais rápida

Abusou na Páscoa e saiu da Cetose?
Confira algumas dicas para retomar a cetose de forma mais rápida.
Trago Sua Cetose de volta em 3 dias! (1)
 
Para quem ainda não sabe, a Cetose Nutricional acontece quando seu organismo utiliza as gorduras como principal fonte de energia, ao invés da glicose.
Existem várias tipos de Dieta Cetogênica, ou Dieta Keto
(Ketogenic Diet).
Para atingir a cetose, em geral, recomenda-se no máximo o consumo de 20 a 25 gramas de carboidratos por dia.
Dentre os vários benefícios dessa dieta, destacam-se principalmente o emagrecimento mais rápido, a forte redução da fome e dos episódios de “fissura” (cravings) por doces e carboidratos em geral, aumento da disposição e da concentração, além da preservação da massa magra (quando feita de forma correta e com acompanhamento profissional).
 
Se você estava sentindo esses benefícios e abusou na Páscoa, e acabou saindo da cetose, não se desespere!
 
Você pode retomar a Cetose de dentro de mais ou menos 3 dias.
 
O ritmo depende de quanto o seu organismo já está “cetoadaptado”.
 
Se você estava ainda muito no início da dieta (primeira semana), e tinha hábitos muito ruins, com uma dieta high carb, com alto consumo de doces e alimentos ultraprocessados, você terá um pouco mais de dificuldade.

 
Mas, se você já pratica a dieta há mais de 2 a 3 semanas, e já está com seu metabolismo no modo “flex” (mais adaptado ao uso da gordura como combustível principal), então, é provável que o jejum intermitente de 16h a 20h e a prática de atividade física, possam acelerar a retomada da cetose em menos de 48h.
 
Transitoriamente, por 2 dias, é possível também reduzir ainda mais o consumo de vegetais de baixo amido (como brócolis e tomate) e aumentar o consumo de fontes de gordura (como queijos e ovos).
 
Outra dica interessante nesta situação é o uso de suplementos de cetonas (importados), que aumentam os níveis de Beta-hidroxibutirato, principal corpo cetônico, facilitando a volta da redução da fome e da disposição física e mental.
 
De qualquer forma, sair da cetose não é o fim do mundo. E a cetose não é obrigatória para emagrecer.
Dependendo do seu estágio, se for muito difícil para você, é possível retomar a dieta com uma Low Carbmais leve e depois partir para cetogênica nas fases finais do Programa de Emagrecimento, para vencer o platô, por exemplo.
 
Uma coisa é certa. Não desista! E consulte sempre um profissional de saúde com experiência em Low Carb e Cetogênica.
As chances de sucesso aumentam muito quando você tem um suporte ao longo da jornada!
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Por Dra Regina Diniz- CRM 97465-SP
Endocrinologista pela USP
Especialista SBEM- Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Título de Especialista nº 37498
Diretora da Clínica Dr. Recomenda- Especializada em Endocrinologia e Nutrição
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