Dieta Low pode reduzir compulsão alimentar e fissura por doces

 

Já se imaginou controlar a compulsão alimentar sem medicamentos que muitas vezes trazem vários efeitos colaterais? Será que a Dieta Low Carb pode fazer isso por você?

 

Vários estudos sugerem que um estilo de vida low carb a médio e longo prazos promove vários benefícios para o Emagrecimento e tratamento e até remissão do Diabetes Tipo 2, através da redução da fome, dos marcadores infamatórios crônicos, dos níveis de insulina e da gordura visceral.

 

Mas será que a Low Carb reduz também episódios de compulsão alimentar?

 

Recentemente, um pequeno estudo americano com acompanhamento minucioso do comportamento alimentar de um grupo de pacientes obesos a curto prazo ( 4 semanas), apontou para mais um benefício da Dieta Low Carb. 

 

 

 

 

Captura de Tela (36)

O estudo sugere a que Low Carb  também pode reduzir episódios de compulsão alimentar e fissura (“cravings”), sobre alguns tipos de alimentos, principalmente por doces.

 

As pessoas que tiveram mais benefício forma mulheres, que já tinham fissura por doces, e reduziram de forma significativa esses episódios durante as 4 semanas do estudo. 

 

Os pacientes que mais tiveram redução de compulsão e fissura pela maior parte dos alimentos foram aqueles que mais perderam peso e tiveram mais autocontrole sobre o comportamento alimentar.

 

Observo isso com muitas pacientes mulheres que tinham receio de começar Low Carb e terem piora da fissura por doces, mas que após 1 a 2 semanas, já experimentam na prática exatamente o contrário.

 

Um outro ponto interessante  foram aqueles que já tinham fissura por alimentos gordurosos e tiveram pouca redução da fissura por esses alimentos, mas mesmo assim, tiveram considerável perda de peso com a Diera Low  Carb High Fat, provavelmente pelo efeito de maior saciedade que os alimentos ricos em gordura promovem. Assim, esses pacientes conseguiram maior adesão à dieta. Também observo isso aqui na Clínica Dr. Recomenda. É  aquele típico paciente do sexo masculino que gosta muito de bacon e catupiry e se surepreende que pode emagrecer comendo aquilo que gosta, desde que seguindo um padrão Low Carb.

 

É importante pbservar os estudos mais recentes e não ficar repetindo crenças antigas de que dieta com redução de carboidrato causa compulsão, quando na prática, podemos observar exatamente o contrário.

_________

Por Dra Regina Diniz – Endocrinologista – CRM 97465- SP

Diretora da Clínica Dr. Recomenda

______________________________________________________

Referência:

Changes in Food Cravings and Eating Behavior after a
Dietary Carbohydrate Restriction Intervention Trial
Katherene O.-B. Anguah 1,*, Majid M. Syed-Abdul 1 , Qiong Hu 1,2, Miriam Jacome-Sosa 3,
Colette Heimowitz 4, Vicki Cox 5 and Elizabeth J. Parks 1,2

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *